RELATÓRIO
DE TRABALHO DE CAMPO
ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR ESCRIVÁ –
ENSINO FUNDAMENTAL
ALUNOS :
___________________________________________nº_____
___________________________________________nº_____
___________________________________________nº_____
___________________________________________nº_____
___________________________________________nº_____
SÉRIE: 6º Ano /
TURMA: _____ DATA: 15 e
16 de Setembro 2015 PROFESSORES:
Ø Renato
Carlos Duarte
Ø Raquel
C. Árcega Dias
Ø Fernanda
de Castro Benedito
Ø Fernanda Mioransi Malheiro
Ø Nayara
Moryama
Ø Maria
de Lourdes Cruz da Silva
1- LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA:
Coordenadas
Geográficas: 23º16’20”LS 51º09’62”LW
Orientação
geográfica da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lindóia:
Cidade: Londrina Estado: Paraná
Munícipio: Londrina Bairro:
2- OBJETO DE
ESTUDO:
Bacia hidrográfica, ciclo da água,
relevo, vegetação (mata ciliar), ocupação do solo e poluição ambiental.
3- OBJETIVOS:
- Compreender a
importância e a preservação da bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia.
- Reconhecer a
biodiversidade da bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia.
- Reconhecer e
listar os resíduos sólidos encontrados na bacia hidrográfica do Ribeirão
Lindóia.
- Perceber a
relação dos poluentes do solo e da água com a qualidade de vida da comunidade
no entorno da bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia.
- Observar e
registrar a qualidade da água da bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia,
analisando o pH da água, sua temperatura e sua acidez e basicidade.
- Compreender como
o entorno da bacia hidrográfica é utiliza para o lazer.
- Pensar sobre
novas práticas de lazer que podem ser inseridas no entorno da bacia
hidrográfica do Ribeirão Lindóia.
- Relacionar a
problemática levantada com outras disciplinas, aproximando diferentes saberes.
4- OBJETOS
DE ANÁLISE:
1ª Parada - Bacia
hidrográfica
2ª Parada - Análise da vegetação
3ª Parada - Análise
dos impactos ambientais
4ª Parada - Análise
da Água e
Reconhecimento dos
Resíduos Sólidos e sua classificação.
5ª Parada –
Observação dos Espaços de Lazer
5-
PROBLEMATIZAÇÃO
· Condições socioambientais da bacia hidrográfica do
Ribeirão Lindóia.
· Qualidade da água
· Resíduos Sólidos
· Mata Ciliar
· Área de lazer
6- ROTEIRO PARA O
TRABALHO DE CAMPO NO RIBEIRÃO LINDÓIA
1- Como são as
vertentes do Ribeirão Lindóia? São decliveis acentuados, são planos, ondulados
ou suavemente ondulados?
2- Em que ponto
fica a escola na bacia hidrográfica: numa vertente, no divisor de água ou no
vale?
3 – Como as
vertentes estão ocupadas? Estão arborizadas, ocupadas por residências, possuem
terrenos vazios. Existem lixos, quais os tipos e como estão dispostos os lixos
nessas vertentes?
4 – As ruas que
estão nas vertentes do Ribeirão Lindóia, estão arborizadas, elas são capazes de
reterem um pouco a água da chuva?
5 – Nas vertentes
do Ribeirão Lindóia quais são os tipos de objetos geográficos com potencial
poluidor visível? Exemplos: Indústrias, casas, cemitério, prédios etc.
6 – Qual o aspecto
da água que passa pelo Lago Norte?
7 – O Ribeirão
Lindóia recebe quais tipos de poluição em suas águas?
8- Existem peixes
nas águas do Ribeirão Lindóia?
9 – Nas margens do
Lago Norte existem matas ciliares que preservam o leito do Ribeirão Lindóia,
como estão dispostas essas árvores?
10 – Existem
outros tipos de vegetação, como elas são?
11 – Que espécies
de animais que vivem no entorno do Ribeirão Lindóia?
12– Há problemas
com o lixo nas margens do Lago Norte?
13 – Existem
outros tipos de poluição no Lago Norte, quais?
14– Há pontos
visíveis de assoreamento no Lago Norte no Lago Norte?
15 – Existem áreas
de lazer? Caso tenha, explique como essas áreas de lazer pode ajudar na
preservação do Ribeirão Lindóia.
16 – Você acha que as pessoas que fazem parte da
bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia entendem a sua importância?
17 – Em sua opinião, quais as possíveis soluções
para melhorar a preservação do Ribeirão Lindóia?
18 – Qual o papel da Escola Monsenhor Josemaria
Escrivá na preservação e conservação da bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia?
7 - SOLUÇÃO
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8 - CONCLUSÃO.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9- IMAGENS COM LEGENDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário