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sábado, 12 de setembro de 2015

RELATÓRIO DE TRABALHO DE CAMPO

ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR ESCRIVÁ  –  ENSINO FUNDAMENTAL

 ALUNOS : ___________________________________________nº_____
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SÉRIE: 6º  Ano   /  TURMA:  _____     DATA: 15 e 16 de Setembro 2015          PROFESSORES:
Ø  Renato Carlos Duarte
Ø  Raquel C. Árcega Dias
Ø  Fernanda de Castro Benedito
Ø  Fernanda  Mioransi Malheiro
Ø  Nayara Moryama
Ø  Maria de Lourdes Cruz da Silva


1- LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA:

Coordenadas Geográficas: 23º16’20”LS 51º09’62”LW
Orientação geográfica da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lindóia:
Cidade:  Londrina                       Estado: Paraná
Munícipio:  Londrina                  Bairro:

2- OBJETO DE ESTUDO:
          Bacia hidrográfica, ciclo da água, relevo, vegetação (mata ciliar), ocupação do solo e poluição ambiental.

3- OBJETIVOS:

- Compreender a importância e a preservação da bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia.
- Reconhecer a biodiversidade da bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia.
- Reconhecer e listar os resíduos sólidos encontrados na bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia.
- Perceber a relação dos poluentes do solo e da água com a qualidade de vida da comunidade no entorno da bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia.
- Observar e registrar a qualidade da água da bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia, analisando o  pH  da água, sua temperatura e sua acidez e basicidade.
- Compreender como o entorno da bacia hidrográfica é utiliza para o lazer.
- Pensar sobre novas práticas de lazer que podem ser inseridas no entorno da bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia.
- Relacionar a problemática levantada com outras disciplinas, aproximando diferentes saberes.

 4- OBJETOS DE ANÁLISE:
1ª Parada - Bacia hidrográfica
2ª Parada -  Análise da vegetação
3ª Parada - Análise dos impactos ambientais
4ª Parada - Análise da Água e
Reconhecimento dos Resíduos Sólidos e sua classificação.
5ª Parada – Observação dos Espaços de Lazer

5- PROBLEMATIZAÇÃO 
·         Condições socioambientais da bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia.
·         Qualidade da água
·         Resíduos Sólidos 
·         Mata Ciliar
·         Área de lazer

6- ROTEIRO PARA O TRABALHO DE CAMPO NO RIBEIRÃO LINDÓIA

1- Como são as vertentes do Ribeirão Lindóia? São decliveis acentuados, são planos, ondulados ou suavemente ondulados?
2- Em que ponto fica a escola na bacia hidrográfica: numa vertente, no divisor de água ou no vale?
3 – Como as vertentes estão ocupadas? Estão arborizadas, ocupadas por residências, possuem terrenos vazios. Existem lixos, quais os tipos e como estão dispostos os lixos nessas vertentes?
4 – As ruas que estão nas vertentes do Ribeirão Lindóia, estão arborizadas, elas são capazes de reterem um pouco a água da chuva?
5 – Nas vertentes do Ribeirão Lindóia quais são os tipos de objetos geográficos com potencial poluidor visível? Exemplos: Indústrias, casas, cemitério, prédios etc.
6 – Qual o aspecto da água que passa pelo Lago Norte?
7 – O Ribeirão Lindóia recebe quais tipos de poluição em suas águas?
8- Existem peixes nas águas do Ribeirão Lindóia?
9 – Nas margens do Lago Norte existem matas ciliares que preservam o leito do Ribeirão Lindóia, como estão dispostas essas árvores?
10 – Existem outros tipos de vegetação, como elas são?
11 – Que espécies de animais que vivem no entorno do Ribeirão Lindóia?
12– Há problemas com o lixo nas margens do Lago Norte?
13 – Existem outros tipos de poluição no Lago Norte, quais?
14– Há pontos visíveis de assoreamento no Lago Norte no Lago Norte?
15 – Existem áreas de lazer? Caso tenha, explique como essas áreas de lazer pode ajudar na preservação do Ribeirão Lindóia.
16 – Você acha que as pessoas que fazem parte da bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia entendem a sua importância?
17 – Em sua opinião, quais as possíveis soluções para melhorar a preservação do Ribeirão Lindóia?
18 – Qual o papel da Escola Monsenhor Josemaria Escrivá na preservação e conservação da bacia hidrográfica do Ribeirão Lindóia?

 7 - SOLUÇÃO
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8 - CONCLUSÃO.
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9- IMAGENS COM LEGENDA.


































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